Na Phytoalgae, a visão centra-se no presente e no futuro do bem-estar da população mundial, oferecendo todos os benefícios nutricionais e para a saúde, que a biomassa das microalgas possuem. Trabalhamos arduamente para oferecer produtos inovadores, de última geração, sustentáveis ambientalmente e baseados em investigação e desenvolvimento industrial, que permitam aos humanos prevenir, mitigar e tratar algumas doenças que nos afligem. Também, outro lado da nossa visão é desenvolver novos suplementos alimentares utilizando como fonte as microalgas, que permita combater as carências alimentares presentes na população mundial ou por outro lado oferecer novas fontes alimentares que satisfaçam o crescimento da população.
Produzir produtos com origem em biomassa de microalgas de elevado valor nutricional e bioativo, de forma a proporcionar aos nossos consumidores soluções naturais e biosustentáveis com propriedades únicas que melhorem e previnam a sua saúde.
Breve História
A empresa Phytoalgae, Lda, produtora de biomassa de microalgas, teve a sua origem em 2018 e foi motivada pela visão empreendedora e visionária que os seus sócios têm em explorar novas fontes de biomassa que permitissem criar produtos naturais, biosustentáveis, ricos nutricionalmente e com uma ampla diversidade de compostos bioativos. Desta forma, os seus fundadores transferiram a tecnologia e know-how adquiridos na fase em que eram investigadores científicos no setor público para o mundo empresarial, canalizando, rentabilizando e transformando esses conhecimentos em produtos e soluções inovadoras e diferenciadoras no mercado com grande aplicação na indústria nutracêutica, cosmética, aquícola e agrícola.
Os primeiros dois anos de atividade basearam-se no desenvolvimento de atividades exclusivamente de I&D, ao qual contou com o apoio do projeto de investigação científica e industrial BIOATIV do programa de incentivos PROCiência 2020, para efetuar experiências e ensaios à escala laboratorial que permitiram a otimização e modulação das condições abióticas de diferentes espécies de microalgas, a criação de produtos inovadores à escala piloto e o desenvolvimento dos seus sistemas inovadores de produção industrial de microalgas (fotobioreatores planares).
Atualmente, a empresa encontra-se numa fase de expansão da capacidade produtiva industrial, que se dedica exclusivamente à produção de Chlorella vulgaris premium, assim como, na instalação de novos sistemas de extração de compostos, automatização do processo de fabrico dos produtos e aquisição de instrumentos analíticos de ponta que nos permitia criar novos produtos e entrar em novos mercados. Por outro lado, a empresa ciente de que o seu sucesso nacional e internacional dependerá fortemente das suas parcerias empresariais e institucionais, estabeleceu desde uma fase inicial uma parceira com o centro ISOPlexis – Centro em Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar da Universidade da Madeira, assim como, com diversas empresas de diferentes áreas de ação, tendo por objetivo fornecer soluções inovadores e diferenciadoras que melhorem não só os produtos destas como o seu processo produtivo.